Planta baixa: dicas para entender melhor as informações

Aprenda a interpretar o documento para não errar mais na hora de escolher o seu imóvel


Quem já comprou um apartamento na planta ou em construção sabe que compreender a planta baixa é essencial para ter noção de metragens, disposição dos móveis e espaço para a circulação. Porém, por ser um documento muito técnico, suas informações nem sempre são fáceis de interpretar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar esse processo. Confira:


O que é uma planta baixa?

É um documento desenvolvido por arquitetos e engenheiros com desenhos técnicos que representam o imóvel. Nele constam o posicionamento dos cômodos, a área útil e os detalhes em relação ao espaço destinado para os móveis.

Sven Mieke


Quais informações devem constar nesse documento?

Geralmente estão presentes no desenho características do imóvel como:
- Local de acesso;
- Tamanho e espessura das paredes;
- Tamanhos e modelos de portas e janelas;
- Localização de cada cômodo, com o nome e sua área útil;
- Posicionamento das louças, parte hidráulica e bancadas.


Afinal, como ler a planta?

Foto: Divulgação


Paredes: são representadas por linhas retas, geralmente na cor cinza e com diferentes espessuras. Essas variações representam o uso de diferentes materiais.


Janelas: são representadas por retângulos entre as linhas das paredes. Ao observar o desenho, é possível identificar a disposição das folhas de vidro pelos padrões de linhas dentro do retângulo.


Portas: são representadas por retângulos mais finos que as janelas, porém, com um arco tracejado na frente que aponta a direção da abertura. Se não houver o arco, significa que é uma porta de correr.


Equipamento hidráulico: pias, vasos sanitários, pontos de chuveiro e tanque são fáceis de serem identificados, pois as versões em escala reduzida (desenhos) representam os objetos reais.


Mobiliário: cama, mesa, sofá e outros móveis essenciais geralmente são representados por linhas tracejadas. Apesar de não estarem incluídos no projeto, a presença dos mesmos serve para representar o espaço pronto e deixar a metragem menos abstrata.




CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br