27 de fevereiro de 2019

Mulheres na construção civil

Os canteiros de obras que até então eram dominados pelos homens passam a receber os capacetes femininos das novas profissionais



Março é internacionalmente conhecido como o Mês da Mulher. E você já deve ter percebido que a área da construção civil, antes repleta de homens, tem aberto espaço para mulheres. A presença de mais profissionais do sexo feminino nos cursos superiores bem como nos canteiros de obras, passou de tendência para uma realidade. E elas vieram para ficar!

Saiba mais sobre esta mudança gradual, quem tem revolucionado o mercado de trabalho.

Foto: Divulgação

Estudos demonstram uma nova realidade 

Conforme dados do Ministério do Trabalho e a Relação de Informações Sociais (RAIS), em dez anos -2002 a 2012-, a atuação das mulheres na construção civil registrou um crescimento de 65%. Já o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), afirma que dentre os 273 mil profissionais ativos, 19,7% são mulheres. 

Além disso, as universidades também vem apresentando grande demanda por parte do público feminino nos cursos de engenharia. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, entre 2003 e 2013, o número de estudantes mulheres nos cursos disparou de 24.554 para 57.022.

Foto: Pinterest

Ações têm auxiliado a aproximação das mulheres com as construções

Criada em 2006, a ONG porto-alegrense ‘Mulher em Construção’, tem fornecido cursos de formação na área da construção civil para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica. 

Conforme dados da entidade, 11 oficinas de pequenos reparos e cinco cursos já foram ministrados, capacitando assim, mais de 3.900 mulheres nas especialidades de pedreiras, pintoras, azulejistas, ceramistas, eletricista e hidráulica.  

Unindo o conhecimento adquirido a capacidade detalhistas das profissionais, as mulheres têm se destacado em serviços com pintura e acabamentos. Outras por sua vez, preferem investir o aprendizado em casa, onde realizam pequenos concertos e reformas.

CONTATO

Rua Jacob Ely, 498 | Sala 04 | Garibaldi, RS 54 3462.1108 (54) 9 9990 1108 contato@spader.eng.br